sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Hubble Encontra Anel da MA




[










Hubble encontra
Anel de Matéria Escura

O universo é cheio de mistérios.
Um dos mais impressionantes
tem a ver com a composição
massiva-energética do
universo observável.
Sabemos q os objetos e os
seres vivos que
conhecemos
são
compostos
de átomos.
e que
estes
elementos não são tão indivisíveis como clama o
próprio nome: átomos são feitos de prótons,
nêutrons e elétrons. Por outro lado, ñ é
tão conhecido q, no q consta os prótons
e os nêutrons, estas partículas ñ são
tão elementares assim, sendo constituídas
de 3 quarks cada uma. Este sim, pelo
menos por enquanto, consiste no
paradigma fundamental microscópico da
natureza: a matéria usual q, é feita de
quarks e elétrons. Isto é o q
chamamos de matéria bariônica.
Os quarks são o q chamamos
de bárions e o elétron faz parte
do grupo dos léptons, entre os
quais temos igualmente o neutrino.
Existem outras partículas elementares,´´etc.,etc.,.
Todas essas partículas e suas interações
são compreendidas num arcabouço
teórico chamado de Modelo Padrão.

























A matéria escura (ME). A ME é o que
chamamos de matéria não-bariônica
e ela não pode ser compreendida em
termos do Modelo Padrão. A foto que
aparece acima foi tirada pelo telescópio
Hubble e mostra o aglomerado de
galáxias Cl 0024+17 que se encontra
a cerca de 5 bilhões de anos luz da
Terra e tem um diâmetro de 2,6 milhões
de anos luz. Podemos perceber na imagem
um anel escuro diante do fundo
predominantemente azul do aglomerado
(esta foto mostra apenas o espectro azu
l da imagem original). Este anel é uma
das evidências mais fortes da existência
de ME. O termo 'escura' vem do fato
que tal tipo de matéria não brilha, i
sto é, não emite radiação eletromagnética
detectável. Portanto, nós não podemos "
ver" a ME, apenas coletar evidências
indiretas de sua existência.
Historicamente, a proposta da
existência de ME vem do aparente
desequilíbrio gravitacional calculado
em certos aglomerados de galáxias.
A distribuição de densidade destes
algomerados seria insuficiente para
torná-los estáveis gravitacionalmente,
como observado. Outra maneira de
detectar a presença da ME é atráves
do efeito de lente gravitacional, fenômeno
previsto pela relatividade geral no qual
a luz das galáxias que estejam por trás
da linha de visão do possível foco de
ME é curvada pela densidade de
matéria escondida aos nossos olhos.
Em vista do modelo padrão, supõe-se
que a ME seja composta de algum
tipo desconhecido de partícula elementar.
Atualmente existem alguns modelos de
campos quânticos que prescindem a
existência de novos tipos de partículas
que podem explicar o que seria a ME
A partir de estimativas cosmológicas e
astronômicas podemos concluir q a
densidade de matéria bariônica no
universo é de apenas 4% do total da
energia do universo!
Existe outro mistério da cosmologia
atual q é a chamada energia escura
A energia escura é uma suposição teórica
necessária para explicar o fato que o
universo está em expansão. Por fim,
estas estimativas sugerem que 22% do
universo seja composto de ME e que a
esmagadora maioria (74%) seja composta
de energia escura, algo ainda mais misterioso
do que a ME. Entretanto, em termos de
quantidade de informação física armazenada
e conseqüente importância para a dinâmica
geral do universo, a energia escura contém
muito menos informação física relevante
do que os 30% de matéria que o compõe.


Fonte: Nasa (http://hubblesite.
org/newscenter/archive/releases/2007/17/)

Nenhum comentário: