segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cientistas descobrem que galáxia tem "cauda" de gás e estrelas


A IC 3418 (dir.) parecia mais uma galáxia em espiral. Mas  observações em ultravioleta (esq.) mostraram que ela tem uma espécie de  cauda. Segundo ... Foto: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação

A IC 3418 (dir.) parecia mais uma galáxia em espiral. Mas observações em ultravioleta (esq.) mostraram que ela tem uma espécie de "cauda". Segundo cientistas, essa descoberta pode facilitar o estudo sobre a formação das estrelas
Foto: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação


Observações em ultravioleta da galáxia IC 3418 indicam que, apesar de parecer mais uma galáxia espiral comum, ela tem uma espécie de "cauda". Não só isso, essa região é composta de milhares de jovens estrelas. As informações são da Science.

O aglomerado de estrelas fica localizado a 54 milhões de anos-luz no meio do imenso agrupamento de Virgem (que tem mais de 1,5 mil galáxias próximas). Esse agrupamento é tão grande que sua força gravitacional está puxando IC 3418 para o seu centro a uma velocidade de 3,6 milhões de km/h, o que deixa para trás amontoados de gás que formam um rastro.

Segundo um estudo publicado neste mês no The Astrophysical Journal Letters, esse gás é influenciado pelas outras galáxias (assim como a cauda de um cometa é atingida pelos ventos solares), acaba por condensar e formar estrelas.

De acordo com a pesquisa, essa "cauda" de jovens estrelas oferece uma possibilidade de estudar a formação desses astros muito mais facilmente do que em outras galáxias, onde esse processo fica encoberto por grandes nuvens de gás e poeira.

Nenhum comentário: