sábado, 12 de janeiro de 2008

Astrofísica:Buraco Negro

Os Astrônomos têm se confundido por décadas como os anéis de gás quente que cercam certos tipos de estrelas são formados. Agora um time decientistas das Universidades de Glasgow e Wisgonsin acredita ter encontrado a resposta. A equipe estudou um tipo de estrela quente e jovem, conhecida como "estrela Be", que tem um dico de gás incandescente em volta de si, similar aos anéis que cercam Saturno. Até agora, ninguém tinha sido capaz de esclarecer como estes anéis são formados, mas num artigo publicado este mês, a equipe sugere uma resposta.
O anel de gás que cerca a "Estrela Be" pode aparecer e desaparecer, possivelmente se reformando um tempo depois. O material do disco é atraído para a estrela pela força da gravidade, mas se ele tiver energia suficiente poderá escapar para o espaço, contribuindo para o vento estelar.
A nova teoria revela porque este material é preso ao disco a uma certa distância da estrela ao invés de ser atraído para perto ou ser jogado para o espaço. Deborah Telfer da Universidade de Glasgow explica: "Nossos modelos confiam na existencia de um campo magnético em volta da estrela Be produzindo um 'Disco magneticamente torcido'. Linhas de campo magnético canalizam o material do vento estelar que deixa a superfície da estrela em direção ao plano equatorial. Então um disco é formado nas regiões aonde as partículas têm velocidade angular suficiente para balancear a gravidade. Nas regiões externas, as linhas mais fracas de campo magnético devem estourar permitindo às partículas fazerem parte do vento estelar geral.
Previamente, o Modelo de vento comprimido no disco (Bjorkman and Cassinelli, 1993) foi considerado como uma das mais bem suscedidas explicações dos discos circum-estelares. Entretanto, prediz discos que fluem para fora ( i.é. o material se move da estrela para o disco e então para o espaço ) se expandindo. Estrelas Be são observadas ainda tendo o disco circum-estelar Kepleriano, significando que os discos são suportados contra a gravidade pela rotação melhor do que pela pressão do gás ou da irradiação. Deborah tem trabalhado com Joseph Cassinelli de Wisconsin no novo modelo para discos de estrela Be e eles estão deleitados com o suscesso dos seus resultados.
Estes sugerem que somente uma estreita faixa de tipos de estrelas pode formar um Disco Magneticamente Torcido detectável e ser visto como as estrelas Be. Estrelas mais massivas requeririam um exorbitantemente grande campo magnético enquanto que estrelas brilhantes produziriam discos muito pequenos para serem detectados. Mais trabalho é preciso para explicar todo aspecto de evidência observacional mas nós podemos estar finalmente alcançando um entendimento do que produz estas estrelas parecidas com Saturno.

Nenhum comentário: