terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bernard, a galáxia anã vizinha da Via Láctea

Bernard,

a galáxia anã vizinha da Via Láctea



ESO
Bernard, a galáxia anã vizinha da Via Láctea
Galáxia Bernard: menor que suas vizinhas, ela tem regiões de bastante atividade

O Observatório do Sudoeste Europeu divulgou imagens de Bernard, a galáxia anã a penas 1,6 milhões de anos-luz de distância.

Com apenas um décimo do tamanho da nossa galáxia, e suas 400 bilhões de estrelas, Bernard contém apenas dez milhões de sóis. Na direção da constelação de Sagitário, ela faz parte do Grupo Local, um arquipélago de galáxias que inclui a própria Via Láctea.


Seu nome oficial é NGC 6822, mas o apelido vem de seu descobridor, o astrônomo americano Edward Emerson Barnard, que a observou pela primeira vez em 1884.

Apesar de não possuir os braços em espiral das suas vizinhas, Via Láctea, Andrômeda e Triangulum, Bernard possui regiões de formação de estrelas, que aquecem o gás próximo em áreas de bastante atividade.


Na imagem feita no observatório La Silla, no Chile, é visível no alto à esquerda uma nebulosa em forma de bolha. Em seu centro, um aglomerado de estrelas envia ondas de matéria que se chocam com o material interestelar, gerando uma estrutura brilhante que, da nossa perspectiva, parece ter a forma de um anel.

Galáxias anãs irregulares como essa têm essa forma porque estão muito próximas ou foram “digeridas” por outras galáxias. Como tudo se move no universo, frequentemente um aglomerado de estrelas passa perto ou dentro um do outro. A gravidade exerce seu papel repuxando as galáxias e deixando-as com formatos como o da NGC 6822.

No site do ESO, você pode baixar as imagens am alta em TIFF ou JPG

Nenhum comentário: