terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Nebulosa Bolha de sabão é fotografada no espaço

Ciência

Nebulosa Bolha de sabão é fotografada no espaço



T. A. Rector/University of Alaska Anchorage, H. Schweiker/WIYN and NOAO/AURA/NSF
Bolha de sabão é fotografada no espaço
Nebulosa bolha de sabão: forma rara encontrada no espaço

A forma esférica quase perfeita da imagem acima, como a de uma delicada bolha flutuando, chamou a atenção do mundo. Conhecida como “nebulosa bolha de sabão” (soap bubble nebula), ela está localizada na constelação de Cygnus, a cerca de quatro mil anos-luz de distância da Terra

Seu nome oficial, no entanto, é um pouco mais complicado que o carinhoso apelido dado pelos astrônomos. Batizada como PN G75.5+1.7, ela foi fotografada em 19 de junho deste ano, mas já havia sido observada em 6 de julho de 2008 por Dave Jurasevich, no Observatório Mount Wilson, na Califórnia.

Keith Quattrocchi e Mel Helm também registraram a existência da nebulosa alguns dias depois, em 17 de julho do ano passado, no Observatório Sierra Remote.


Apesar do nome, as nebulosas planetárias não possuem nenhuma relação com planetas. Elas se formam quando as reações no núcleo de uma estrela não conseguem mais segurar sua estrutura, o que força as camadas externas para fora. Vagando pelo espaço por milhares de anos, esses gases ionizados por luz ultravioleta assumem uma variedade de formas e tamanhos. O formato esférico, quase simétrico, da “nebulosa bolha de sabão” é bastante raro e acredita-se que ela tenha se originado há 22 mil anos.

O erro da nomenclatura vem do século 18, quando os telescópios não eram potentes o bastante para distinguir nebulosas de planetas gigantes formados por gás.


Nenhum comentário: