domingo, 1 de novembro de 2009

Descoberto planeta semelhante a Netuno fora do Sistema Solar

..

Associated Press


Simulação do brilho da atmosfera do planeta HD80606b em diferentes estágios da órbita

Divulgação

Simulação do brilho da atmosfera do planeta HD80606b em diferentes estágios da órbita

Simulação do brilho da atmosfera do planeta HD80606b em diferentes estágios da órbita

WASHINGTON - Astrônomos descobriram um planeta com um caso galáctico de ondas de calor. Em apenas seis horas, o mundo, com quatro vezes o tamanho de Júpiter, aqueceu-se em mais de 650º C, de acordo com estudo publicado na edição desta semana da revista Nature.

link Descoberto planeta semelhante a Netuno fora do Sistema Solar

"É a primeira observação de uma mudança no clima" de um planeta fora do Sistema Solar, disse o autor do trabalho, Gregory Laughlin, professor de astronomia da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. Ele usou o Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, para estudar o planeta.

"Mudança" é um eufemismo para o que se passa no planeta HD80606b. Normalmente, sua temperatura é de 525º C. Mas nas poucas horas que leva para dar uma volta em seu sol o planeta recebe uma dose enorme de calor, levando a temperatura a 1.225º C.

Durante sua breve passagem pela vizinhança imediata de seu sol, o planeta chega mais perto da estrela do que Mercúrio está perto do Sol. Quando atinge a aproximação máxima, o planeta se converte numa "tempestade fervente", diz Laughlin. A radiação que bombardeia a atmosfera é 800 vezes maior que a que atinge o astro no ponto mais distante de sua órbita.

Logo em seguida, o planeta se afasta e irradia o calor para o vácuo. Ele brilha num vermelho escuro e a temperatura despenca.

"Totalmente bizarro", diz o cientista. "É totalmente inabitável. Numa galáxia de planetas inabitáveis, este se destaca como sendo totalmente inóspito para a vida".

O planeta circula seu sol - a maior de duas estrelas de um sistema binário - em uma órbita de 111 dias.
Um grupo de astrônomos descobriu um planeta do tamanho de Júpiter e que realiza a órbita ao redor de uma estrela similar ao Sol, segundo a "BBC".

O planeta batizado de HD80606b se movimenta por uma incomum órbita elíptica ao redor dessa estrela, segundo explicaram os especialistas do University College de Londres.

http://www.estadao.com.br/fotos/B-HD80606b-sm-int.jpg

Astrônomos descobrem planeta do tamanho de Júpiter


Quando o astro atinge o ponto mais distante em relação a esta estrela, alcança uma distância semelhante à que separa a Terra do Sol (123 milhões de km).

Já quando o HD80606b chega ao ponto mais próximo, a distância é dez vezes menor que os 5 milhões de km que separam Mercúrio do Sol.

Os astrônomos disseram que sua temperatura apresenta uma variação entre três e 1.200 graus. Com isso, há uma grande mudança na quantidade de calor, segundo o pesquisador David Kipping.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHDtED0p5Ar90xx6CsiN6n_-UETgnHXgnbiy0Sz5294gU_dsGJ7G5Yzcgk9dOlBmZP8F1DhzCKrUoMW_JCGKZlHfpGYR_jNgyN18u7Sy1LEbftZE7dDDDq96PcaOTWjvX47ceb6iWsBxRC/s400/planet-int(2).jpg

Em primeiro plano

Um comentário:

Mazé Silva disse...

Soraya,

Entrei no seu Blog por acaso, pois estava procurando na net alguma coisa que me ajudasse em uma postagem.

Adorei ter encontrado este cantinho especial e muito calmo e de sentimentos leves.

Sou Mazé Silva e tenho um blog que abrange a sua área.

Espero te encontrar por lá. O endereço é: http://elogeografico.blogspot.com/

Um beijo e depois voltarei aqui.

Mazé Silva