domingo, 1 de novembro de 2009

MISSÃO:procurar por água no subsolo da cratera Cabeus


LCROSS foi um sucesso.

Confira vídeos com as etapas da Missão.

Para procurar por água no subsolo da cratera Cabeus, no pólo sul lunar, a NASA espatifou dois objetos contra o local ontem (09/10/2009) de manhã.

O primeiro impacto, às 8h31 de Brasília, foi do último estágio do foguete Atlas V – chamado Centauro – que levou a sonda LCROSS (Satélite de Sensoriamento e Observação de Crateras Lunares) à Lua. O Centauro tinha 13 metros e 2,2 toneladas.

Imagem da Lua capturada pela câmera da sonda LCROSS (Foto: NASA)

O evento levantou uma nuvem ge gás e poeira que foi atravessada pela LCROSS. Durante a travessia de 4 minutos, a sonda foi capaz de coletar amostras do material, analisá-las e enviar os resultados para a Terra. Depois, à 8h35, a sonda também se chocou contra a superfície da Lua.

Fotografia tirada pela LCROSS logo antes de seu impacto (Foto: NASA)

Confira no aqui um vídeo do G1 mostrando as etapas da missão. Abaixo está um vídeo da BBC Brasil mostrando a transmissão dos impactos pela NASA TV.

Concepção artística da LCROSS e do Centauro (Foto: NASA)

Decepção Alguns astrônomos que observaram o impacto a partir de telescópios se disseram decepcionados com as imagens captadas. "Talvez haja menos material para analisar do que eles esperavam", disse Robert Massey, da Real Sociedade Astronômica Britânica.

"Eles sugeriram que astrônomos amadores em todo o oeste dos Estados Unidos observassem o impacto. Mas precisaria ser algo muito claro para ser detectado por telescópios amadores a partir da Terra", afirmou.

Nenhum comentário: